Inspirações

Morando de Aluguel

Olá pessoal, como estão? A dica hoje vai para quem mora de aluguel e quer dar aquele “up” no visual da casa/apartamento, investindo nos itens certos. Vi essa matéria no ideafixa.com e resolvi compartilhá-la com vocês, aqui no Decoração de Coração. 😉

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de decorar um imóvel alugado. Elas não sabem no que devem investir e às vezes acabam deixando as prioridades de lado.

Abaixo vocês encontrarão 10 dicas imprescindíveis para transformar seu lar:

 

  1. Nem pense em móveis planejados

As chances de você se arrepender numa futura mudança são grandes. Dê um jeitinho de encaixar tudo o que você já tem ou, se precisar comprar novos, opte por armários de tamanho padrão.

  1. Tapete, o melhor amigo da sala

Tem gente que só começa a decorar a sala depois de escolher o tapete. De qualquer maneira, o tapete é um ponto de atenção e ele pode funcionar muito bem quando você opta por deixar as paredes brancas. Cores vibrantes e estampas são muito bem vindas em tapetões grandes que preenchem o espaço entre sofá e televisão. Os tapetes combinam com qualquer tipo de piso, menos com carpete, sendo que a peça deve ficar com as pontas embaixo do sofá para não dar a impressão de que foi comprado no tamanho errado e evitar dobras e acidentes. Escolha um tapete proporcional ao tamanho da sala.

Shokola_decorar ape alugado       shopkola-decore-seu-ape-alugado2

  1. Aposte no papel de parede e adesivos de parede

papel de parede adesivo  e o adesivo de parede são ótimos aliados da decoração cambiante. Se você gosta de estampas, esse é o melhor jeito de incorporá-las ao seu ambiente. Escolha uma parede do ambiente para aplicar o adesivo e defina o desenho que será utilizado. Não se esqueça de criar um diálogo entre as cores da estampa com os demais elementos da decoração como móveis, tapetes, objetos, estantes, etc. Isso é importante para não criar conflito de atenção e deixar a decoração incoerente.

Em caso de mudança, será necessário arrancar o papel. Se tiver sorte, o futuro morador pode gostar dele e deixar para a próxima decoração.

shopkola-decore-seu-ape-alugado3
shopkola-decore-seu-ape-alugado4

  1. Adesivos para a cozinha

O apê é fofo mas a cozinha é meio sem graça? Tudo bem. Use e abuse do adesivo de azulejo. Eles são super fáceis de aplicar e resistem ao calor e à água. Você pode aplicar na parede ao lado da geladeira ou sobre a pia, criando uma atmosfera mais divertida no ambiente mais gostoso da casa. Para remover, também é super fácil e geralmente eles não deixam resíduos no azulejo.

Shopkola_decorar-ape-alugado6

  1. Crie uma galeria na parede

Tem quadros, fotografias, ilustrações e pôsteres? Tá aí uma ótima oportunidade para criar uma galeria de artes particular. Escolha uma parede que tenha alta visibilidade – que pode ser na sala, ou no corredor – e use fita adesiva dupla-face para pendurar. Algumas dicas para fazer um layout de parede equilibrado:

– evite molduras muito pesadas, já que estará usando fitas dupla-face e ela pode não aguentar

– faça a diagramação com as molduras no chão antes de aplica-las na parede

– coloque os quadros maiores no centro da composição e vá abrindo com os menores

– em casos de misturar fotografias, ilustração, gravuras e outras artes, procure manter uma unidade: pode ser um mesmo tema, uma mesma cor, um mesmo estilo. Isso ajuda a harmonizar o layout.

– Estabeleça uma linha média na parede e nivele o centro dos quadros com base nela.

Impressão

shopkola-decore-seu-ape-alugado5

  1. Plantas e flores

Que tal montar uma pequena horta com temperos ou criar um terrário para deixar o lar mais fresquinho e aconchegante? Você pode usar caixotes de feira posicionados na vertical e horizontal, criando diferentes níveis para os vasinhos. Os cactos e as suculentas são as melhores opções para manter em apartamento, já que não precisam de muito sol e nem de água diariamente. Estabeleça um cantinho na sacada ou na sala para organizar as plantas. Se não quiser começar a plantação desde o começo com o cultivo de sementes, a melhor opção é já comprar as mudas já crescidinhas. Elas trazem uma energia muito boa para o local!

616db9c5805788d289c7ecf5cdd942b3

Shopkola_decorar-ape-alugado4

  1. Biombos para dividir ambientes

Os biombos são peças muito charmosas e que muita gente esquece na hora de decorar. Existem modelos incríveis por aí, mas você pode mandar fazer um sob medida, comprar um usado e customizar ou ainda usar portas antigas com dobradiças como peça para divisão de ambientes.

Shopkola_decorar-ape-alugado1

  1. Organize a lavanderia

Nem lembrava que a lavanderia existe, né? Pois saiba que é possível transformar o menor espaço em uma lavanderia fofa e organizada. Estantes coloridas, cestas, caixas e prateleiras suspensas ajudam a separar os produtos. Aposte nos potes de vidro para armazenar sabão em pó, tira-manchas, sabão em pedra, etc.

Shopkola_decorar-ape-alugado5

  1. Baús para otimizar espaço

No cantinho, como mesa de centro, no quarto como criado-mudo… o baú ganhou a vaga de queridinho dos designers de interiores e você pode tê-los em casa sem fazer muito esforço. Os baús são peças que trazem um ar vintage e podem ser usados para guardar coisinhas que não têm espaço na estante ou que não são esteticamente legais para ficarem expostos. Brinquedos do bebê, revistas antigas, cabos e fios, ferramentas, fotos e memórias…. tudo pode ir pra dentro do baú.

Você pode garimpar as peças em antiquários, mas com certeza vai achar peças lindíssimas na casa da sua tia ou da vovó. Se não gostar dos rústicos com carinha de judiados (que ficam incríveis na decoração), dá para reformar, pintar de outra cor e criar um baú que é a sua cara.

Shopkola_decorar-ape-alugado2

10. Almofadas criativas

O sofá não tá lá essas coisas mas não sobrou grana para comprar um novo? Tudo bem! Dá pra investir nas capas de almofadas estampadas e coloridas. Você pode comprar as almofadas prontas, fazendo uma composição com as cores do papel de parede, com a cortina ou o tapete. Se preferir, compre as capas (ou ainda: costure-as você mesmo) e compre o enchimento à parte. Fica bem mais barato!

b573b18263f2c082bb105c5084d70747

Aproveitem as dicas! 

Comments

comments

    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *